Gestão democrática e participativa: relatos das possibilidades
Na escola em que atuo temos algumas ações cotidianas de gestão democrática e participativa. Uma delas foi a criação, eleição e participação dos alunos ao formar chapas para o grêmio estudantil. Foi um momento em que os alunos puderam pensar nas ações que poderiam melhorar sua aprendizagem, seu bem estar na escola e sua qualidade de vida naquele ambiente. Nesse momento, os alunos passam a ser os protagonistas de sua própria história e ganham responsabilidade nesse processo de ensino-aprendizagem. O que queremos é formar cidadãos plenos, que possam intervir na sociedade em que vivem e esse já é um ótimo começo, intervir na realidade de seu cotiano escolar, ter voz ativa.
Um outro momento de participação dos alunos é no conselho de classe, há sempre um grupo de alunos que participa do Conselho, que avalia e transmite para a classe as dificuldades que estão sendo encontradas em cada classe, que pensa junto com a gestão e corpo docente quais ações precisam ser tomadas por cada um para que os entraves sejam solucionados para o próximo bimestre.
Imagem disponível em: http://escolaodair.no.comunidades.net/index.php?pagina=1033212619
Uma outra ação que acho que foi muito participativa na escola foi que nessa semana a escola foi indicada a ser escola de tempo integral e a gestão repassou a informação a todos da escola, disse todos os prós e contras desse tipo de escola, qual era a situação atual da escola, o que poderia acontecer nos próximos anos, as consequências individuais e coletivas e fez toda a comunidade escolar (corpo docente, gestão, pais/responsáveis, alunos) refletirem e decidirem o que seria melhor para a escola e todos tiveram o direito de opinar nessa decisão. Gestão democrática é isso, todos estarem a par, todos se sentirem parte, todos poderem fazer escolhas, pensar coletivamente nas possíveis melhoras e caminharem juntos.
Imagem disponível em: http://gestaodemocraticaescolas-butia.blogspot.com.br/


