Proposta de Intervenção
- Título – Valorizando a riqueza da diversidade através
de condutas para a inclusão.
- O objetivo da proposta.
- Conhecer
a diversidade cultural dos alunos da escola e de suas famílias.
- Se
colocar no lugar do outro e respeitar a diversidade trabalhando em equipe.
- Elaborar
propostas para uma convivência melhor na escola e tornar o ambiente da escola
mais inclusivo.
- Quem serão os participantes.
Grupo escolar (Gestores,
professores, intérpretes, funcionários, alunos e comunidade escolar) da Escola
Estadual Lasar Segall de todas as séries, fazendo grupos por turno.
- O desenvolvimento da atividade.
- Primeiro momento: Reunir todos os participantes no pátio
da escola e verificar quais as ideias prévias do grupo sobre diversidade. Fazer
perguntas como: O que é diversidade? Como é conviver com as diferenças? Como é
a relação com as pessoas com deficiência? O que você sente em relação a pessoa
com deficiência? O que vocês podem aprender com as pessoas com deficiência? O
que você pode aprender com as diversas culturas que temos no grupo escolar? Quais
são os valores inclusivos que vocês já têm? E quais ainda precisam ter? E
enfatizar o enriquecimento da troca de experiências e de que ser diferente não
torna ninguém inferior ou superior, apenas diferente.
- Num segundo momento: Fazer vivências com todos os participantes.
Fazer com que todos se coloquem no lugar do outro. Vendar algumas pessoas e colocá-las
em situações que acontecem no cotidiano. Deixar algumas pessoas isoladas sem
saber o que está acontecendo no momento de um lanche e sem orientação de como
lanchar, deixar alguém esquecido no meio de um jogo de futebol, colocar algum
objeto no meio do caminho que prejudica a locomoção da pessoa que não enxerga
sem avisá-la, ou mesmo deixar uma porta entreaberta. Passar um vídeo sem som e
sem legenda para o grupo que tem deficientes visuais e auditivos, prender
membros do corpo e simular a deficiência física, ou mesmo fazer com que todos
leiam textos com a língua no céu da boca, simular o bullying.
- Terceiro momento: Depois das experiências, perguntar como
todos se sentiram e retomar as ideias prévias. Apresentar os valores inclusivos
do Index.
- Quarto momento: Cada um dos participantes em suas funções
devem elaborar propostas baseadas nas experiências que tiveram de como lidar
com as diferenças e com os valores do Index. Propor ações para que todos se
sintam incluídos, como: orientar e descrever como a pessoa pode se servir num
lanche, usar uma bola que emita som para não excluir o deficiente visual do
futebol, avisar sempre que tiver alguma barreira que dificulte a locomoção e
ter a preocupação de não criar essas barreiras, sempre dar noções espaciais,
descrever experiências, vídeos, etc., pensar quais são as salas mais acessíveis
para um deficiente físico se locomover com autonomia, erradicar o bullying e pensar
em condutas que respeitem o outro e lhe dê igualdade de direitos.
- Materiais necessários: vendas, objetos, projetor de
multimídia, computador, vídeos, bola de futebol, cordas ou elásticos, textos de
jornal ou revista, Index, folhas de papel, lápis, canetas.
- Tempo de duração: 4 horas o encontro, mas a implantação
durante todo o ano letivo.
- A avaliação precisa ser contínua, tanto das condutas das
pessoas, quanto da melhora na aprendizagem dos alunos. O grupo pode se reunir
bimestralmente para verificar o que deu certo e o que ainda precisa melhorar em
suas condutas e se os alunos estão progredindo em sua aprendizagem.
- Quais resultados esperados.
- Que o grupo escolar saiba lidar e respeitar
as diferenças.
- Aumento da participação dos funcionários,
alunos e comunidade escolar através de condutas voltadas para a construção de
uma cultura inclusiva.
- Um melhor acompanhamento dos alunos que
precisam de recursos para serem incluídos no processo de aprendizagem.
Bibliografia: Informação e sensibilização: primeiros
passos para inclusão, produzido pela Professora Vera Lúcia Messias Fialho
Capellini e Fundamentos históricos e conceituais da Educação Especial e
inclusiva: reflexões para o cotidiano escolar no contexto da diversidade de Olga
Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini e Danielle
Aparecida do Nascimento dos Santos.
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